Quero pesquisar...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Atrativos para o Carioca 2011: mais do que em 2010

Por Diego Ramon

Ano passado, o Estadual do Rio estava com muitos atrativos. Dodô
no Vasco (que saiu pouco tempo depois), o “Império do Amor” Vágner Love e Adriano no Flamengo. Isso sem contar o Fluminense, que manteve a base que escapou do rebaixamento no Brasileirão-2009, e conquistaria o título nacional, em dezembro passado. Mas quem riu por último foi oBotafogo, tendo Jéfferson no gol (que pegou pênalti do Adriano na decisão), e o “Ataque Mercosul”, como argentino Herrera e o uruguaio Loco Abreu.

No entanto, 2011 trouxe mais importância ainda para o Campeonato Carioca. Ao contrário da dupla Gre-Nal no Gauchão, e do Atlético no Goiano, que entrarão com reservas, os cariocas virão recheados de craques.

Por terem no papel os melhores times, Flamengo e Fluminense despontam como favoritos ao troféu. Mas isso não quer dizer muita coisa, pois o Rubro-Negro, com o ataque “Império do Amor”, Vágner Love e Adriano, sucumbiu na decisão do ano passado diante de um
desacreditado Botafogo, que outrora, estava completamente destroçado ao tomar 6 a 0 do Vasco dentro do Engenhão. Aliás, aquela goleada sofrida foi um divisor de águas para o Alvinegro, que conquistou o título sem precisar da grande decisão, ganhando os dois turnos.

Voltando para 2011, o Fluminense possui um plantel mais equilibrado e coeso, com peças de reposição para todos os setores. Tanto que fez poucas, porém importantes contratações. Mas a única “dor-de-cabeça” que Muricy Ramalho pode passar atende pelo nome de
“Departamento Médico”, com a sina de jogadores lesionados. E isso pode até piorar com a elevação da média de idade e também a disputa para vencer a Copa Libertadores, título que lhe foi negado em 2008 na final contra a LDU.

Nem é necessário falar que o Flamengo irá pôr em campo sua estrela máxima na temporada: Ronaldinho Gaúcho. Mesmo não tendo ido bem nos anos mais recentes (o que causou sua não-convocação para a Copa de 2010, na África do Sul), o RG10 se mostra motivado em voltar a jogar como nos áureos tempos de Barcelona, e não apenas uma peça de marketing luxuosa.

E podemos ter uma boa combinação para o Rubro-Negro em campo. Além de Ronaldinho, Thiago Neves (revelado pelo Flu) está desembarcando na Gávea. No entanto, os trabalhos bastante medianos de Vanderlei Luxemburgo podem pesar contra, bem como o cansativo leilão por RG10 feito por Assis. Mesmo com tudo isso, ainda há carências na zaga, lateral e ataque.

Já o Botafogo manteve a parte boa do elenco do ano anterior, e fazendo contratações com pouquíssimo impacto, mas com excelentes resultados dentro de campo. E com Joel Santana no comando, podemos esperar belíssimas atuações do Alvinegro. Não só no Carioca, mas
também durante a temporada.

E o Vasco também veio com modestos reforços, mas que podem vingar. Mesmo sabendo que os amistosos preparatórios sempre dão uma enganada em qualquer time. Mas o entrosamento é a arma do time cruzmaltino, com PC Gusmão seguindo na liderança.

Até o America vem com boas atrações. Mesmo sem Romário (eleito deputado federal) e sem a Unimed, o time rubro, mesmo enfraquecido, promete lutar pelo título, tendo Gílson Gênio como treinador, e Edu Coimbra na gerência de futebol. Duque de Caxias (com bom papel na
Série B nacional em 2010), Bangu (que jogará a Copa do Brasil),Madureira (recém-promovido para a Terceirona), Macaé (de estádio novo) e Volta Redonda (reforçado pelo técnico Márcio Bittencourt, e dos jogadores Jean e Radamés) também correm por fora pela taça. O Olaria se reforçou com três jogadores estrangeiros, e o Boavista contará com uma peça internacional também: Christian Vieri, ex-jogador da Juventus e Seleção Italiana, e o ex-botafogo Joílson.

Enfim, há tanto tempo que o Carioca não tem fartas atrações. E pensar que, há alguns anos, o Estadual do Rio era jocosamente chamado pela imprensa esportiva de outros estados de “campeonato sub-40”.

Vamos ver no que dá. Façam suas apostas!

Nenhum comentário: